ts3

A Clínica

A qualidade de qualquer serviço, depende da experiência e habilidade dos profissionais na execução procedimentos

Por isso não investimos apenas em equipamentos modernos e precisos, mas selecionamos profissionais sérios com nata vocação para medicina, e juntos, transformamos a Clínica Amigos em um ambiente agradável, humano e tranquilo.

Estão não se esqueça; em nossa clínica não somos apenas especialistas em fazer diagnósticos, nós aprendemos a fazer muito mais do que isso,  também somos especialistas em fazer amigos.

Densitometria Óssea

DEXAA Densitometria Óssea estabeleceu-se como o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo.

Essa é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos. Os aparelhos utilizados pela Clínica Amigos conseguem aliar precisão e rapidez na execução dos exames, a exposição a radiação é baixa, tanto para o paciente como para o próprio técnico. O técnico do sexo feminino pode trabalhar mesmo estando grávida.

As partes mais afetadas na osteoporose são: o colo do fêmur, coluna, a pelve e o punho. As partes de interesse na obtenção das imagens para diagnóstico são o fêmur e a coluna vertebral.

Sabe-se que hoje a densitometria óssea é o único método para um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e conseqüente predição do índice de fratura óssea.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, a osteoporose é definida como doença caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da micro-arquitetura do tecido ósseo.

ATENÇÃO: É recomendado que se repita anualmente a densitometria óssea para que o médico controle o acompanhamento evolutivo da osteoporose.

É o único exame de imagem preventivo de doenças.

O objetivo de se fazer uma densitometria óssea é avaliar o grau da osteoporose, indicar a probabilidade de fraturas e auxiliar no tratamento médico. O paciente não necessita de preparo especial e nem de jejum. O exame leva aproximadamente 15 minutos. A osteoporose pode ser controlada com base nos resultados obtidos com a densitometria.

 

Mamografia

Captura de Tela 2015 11 24 as 13.28.06A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.

::: O que é a Mamografia ?

A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Homens e mulheres podem desenvolver câncer de mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las.

De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama, quanto mais precoce a remoção do tumor na fase inicial, a estratégia é mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes e melhor qualidade de vida.

::: A Clínica Amigos faz Mamografia Digital, mas o que é isso?

Um dos recentes avanços da mamografia é a MAMOGRAFIA DIGITAL (computadorizada). A mamografia digital se assemelha a convencional por usar raios X na produção das imagens porém o sistema é equipado com receptor digital e um computador ao invés de um filme cassete. Na mamografia convencional as imagens são gravadas em filme.

O filme é revisado pelo radiologista no negastoscópio. Com mamografia digital, a imagem mamográfica é capturada por um detector eletrônico especial de raios X o qual converte a imagem numa foto digital e pode ser revisado no monitor do computador.O radiologista pode alterar a magnificação, orientação, brilho, contraste através do computador para verificar melhor áreas da mama.

A mamografia convencional demora de 30 minutos a uma hora para a obtenção do diagnóstico. Quando a imagem não é satisfatória o exame tem que ser refeito e a mulher expor-se a nova carga de radiação. Na mamografia digital os procedimentos são os mesmos, a mulher fica de pé, a pressão sobre o seio continua e segundo os médicos necessária para a superposição de tecidos e descobrir nódulos minúsculos e, em seguida um dispositivo eletrônico grava as imagens geradas pelo raio X, apenas 15 segundos após a exposição.

Os procedimentos são mais rápidos e a paciente recebe menor dose de raios X com maior qualidade diagnóstica, com menor número de repetições de exposições durante um exame.

 

Ultra-sonografia com Doppler Colorido

A Ultra-sonografia é uma técnica médica, não invasiva, usada para reproduzir imagens dinâmicas - observadas em tempo real - dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

Associados ao Doppler Colorido, os estudos ultra-sonográficos permitem a investigação detalhada da hemodinâmica corporal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.

Nessa cartografia dinâmica, o sentido do fluxo é codificado pelas cores azul e vermelha. Esta imagem em cores é sobreposta à imagem em escala de cinzas no plano bidimensional da ultra-sonografia em tempo real, permitindo identificar o fluxo e o sentido do sangue.

 

Captura de Tela 2015 11 24 as 13.37.45Ultra-Sonografia Digital

A ultra-sonografia, ou ecografia, é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo, sendo possível a tradução em uma escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos.

A ultra-sonografia permite também, através do efeito doppler, se conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, barato e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade procriativa.

Características

  • Esta modalidade de diagnóstico por imagem apresenta características próprias:
  • É um método não invasivo ou minimamente invasivo.
  • Apresenta a anatomia em imagens seccionais ou tridimensionais, que podem se adquiridas em qualquer orientação espacial.
  • Não possui efeitos nocivos significativos dentro das especificações de uso diagnostico na medicina.
  • Não utiliza radiação ionizante.
  • Com o uso da Ultra-sonografia digital da Clínica Amigos é possível efetuar um completo estudo não invasivo da hemodinâmica corporal, através do efeito Doppler.
  • Permite a aquisição de imagens dinâmicas, em tempo real, possibilitando estudos do movimento das estruturas corporais.

 

Raio X Digital

Captura de Tela 2015 11 24 as 13.44.19É a maneira mais moderna e segura de reduzir a exposição do paciente a radiação e ainda oferecer uma imediata visualização da área radiografada.

A imagem do raio x é captada através de um sensor intraoral e levada para a tela do computador. Além de se obter uma melhor visualização, a imagem pode ser trabalhada com mapeamento gráfico, densiometria óssea, coloração e medições.

As características avançadas do Raio X Digital aumentam as capacidades clínicas, disponibilizando um maior número de opções e técnicas para captar a imagem que pretende com total nitidez.

O equipamento de Raios-X Digital possui um detector que converte os raios-X em luz transformando-a em sinal elétrico, que é amplificado, digitalizado, processado e enviado a um monitor de alta resolução. Permitindo a perfeita visualização da imagem radiológica, que pode ser aprimorada por novas técnicas de pós-processamento, o sistema digital apresenta vantagens em relação ao convencional pelos benefícios que trazem ao paciente, que pode ter o seu diagnóstico e tratamento com maior rapidez e eficiência.

Além disso, a imagem digital pode ser transmitida eletronicamente de um local para outro, o que facilita a consulta remota por outro especialista.

 

Ressonância magnética (RM)

 

Uma RM é um exame que usa uma máquina equipada com um ímã potente é utilizado para capturar imagens da parte interna do corpo. Um computador registra as alterações no campo magnético ao redor do corpo. Depois disso, o computador utiliza essas alterações para criar uma série de imagens detalhadas. Cada imagem parece como se uma fatia tivesse sido cortada através do corpo da pessoa. O computador também consegue criar uma imagem tridimensional da parte interna do corpo. Diferentemente de uma TC e um PET, a RM não utiliza raios-X (radiação).ressonancia magnetica tesla imagem

  • Uma RM não utiliza raios-X nem radiação e costuma ser muito seguro
  • A RM costuma fornecer mais detalhes do que uma TC, mas a RM é muito mais demorada e desconfortável
  • Uma vez que o aparelho utiliza ímãs potentes, a pessoa não pode realizar uma RM se tiver determinados tipos de objetos metálicos no corpo
  • A maioria dos aparelhos de RM faz com que a pessoa fique dentro de um túnel estreito; por isso, algumas pessoas sentem muita ansiedade (claustrofobia) e não conseguem fazer o exame
  • Alguns aparelhos de RM têm uma abertura maior (“aparelho de RM aberto”), o que causa menos perturbação à pessoa